terça-feira, 10 de março de 2009

Ler e alimentar a alma!

Por: Alessandra Monteiro Mazzei de Campos

Lemos um artigo da Revista Avisa lá sobre a linguagem verbal.

Para mim foi uma experiência incrível ler três vezes (são três grupos de estudo) o mesmo texto.

Chato, enfadonho, repetitivo? Não. Incrivelmente, não.

Embora eu o tenha lido por 3 vezes, foram 3 novas vezes, porque a cada pausa que fazíamos, os comentários, as idéias que surgiram eram outras, eram professoras que estavam ouvindo pela primeira vez, que traziam novas compreensões, dúvidas, sugestões, casos! Com cada grupo o encaminhamento da leitura foi um, embora, ao final, tenhamos chegado a um consenso bem parecido.

O texto tratava da experiência de escrita para crianças com menos de cinco anos e pudemos pensar nas oportunidades de escrever que oferecemos às nossas crianças.

Quantas vezes ela escreve o que quer, quando quer, de acordo com a emoção e o desejo de registrar em palavras (convencionalmente ou não) sua vida? Ou ela só escreve quando nós, adultos, determinamos que é momento da atividade de escrita? Num mundo tão letrado, onde as letras nos atropelam, quando nossa criança é convidada a ler? Alías, ela precisa esperar convite?

São tantas perguntas que nos colocam em xeque! Que nos fizeram pensar e nos deram idéias. Idéias que tomaram corpo: bloquinhos de escrita para as crianças usarem na sala de acordo com sua vontade, mensagens aos pais escritas pelos alunos em dias de reunião para recepcioná-los, mensagens aos filhos escritas pelos pais no dia seguinte à reunião, cartas entre turmas que dividem as salas em horários diferentes...Oportunidades de escrita real, com assuntos que a criança queira tratar, que seja o que é a escrita verdadeira: uma comunicação.
Foram propostas, idéias, mas o importante foi sentir a vontade de FAZER, de transformar o que se leu em ações na sala de aula.

O interessante é que dividimos o texto em duas partes, uma para hoje, outra para o próximo encontro e foram tantas idéias que fiquei com uma reflexão para mim: primeiro devemos exercitar o que lemos nesse trecho, colocar essas idéias em prática nesses dias, relê-lo e depois continuar, ou seguir adiante? Algo que preciso decidir atá o próximo encontro! Uma nova aprendizagem para mim, aliás mais uma entre as tantas que tenho vivido nesses dias 30 dias de coordenação!

Um comentário:

Prô Rô Thinker Bell disse...

Maravilhoso !
Seu texto como sempre é perfeito.
Mas continuo achando que a sobremesa depois do alimento é que engorda! rsrsrs

sobremesa= registro