Por: Alessandra Monteiro
O dia das crianças pode até ter uma conotação puramente comercial se não validarmos uma outra visão desse momento na escola.
Na escola em que trabalho, tivemos o cuidado de elaborar um roteiro e desenvolver atividades que dessem prazer as nossas crianças, em que se sentissem valorizadas e que aproveitassem com os seus direitos assegurados essa deliciosa fase da vida.
Como idéia, podemos e devemos trabalhar primeiramente com os direitos da criança: o direito de brincar, de ter suas necessidades básicas atendidas, de estudar, entre outras para que sejam concienstes que qualquer dia comemorado tem uma significação muito maior do que somente receber um presente. Mesmo porque, lidamos com uma realidade social que valoriza o consumo exarcebado por um lado e por outro, tem uma quantidade imensa de pessoas com dificuldade de por o pão na mesa, imagine gastar com brinquedos.
A escola, proporcionou, então, momentos excepcionais em que as crianças brincaram para valer: desfilaram fantasias, assistiram a cinema e teatro na escola, dançaram, brincaram com balões pula-pula...ou seja, foram CRIANÇAS.
O resultado disso foram professores, pais, funcionários e crianças felizes!
Não é isso que esperamos no dia das Crianças?
sábado, 25 de outubro de 2008
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