domingo, 26 de abril de 2009

Cotidiano, como diria Chico Buarque

Por Alessandra Monteiro Mazzei de Campos
Professora e Coordenadora Pedagógica

Tenho muito, mas muito mesmo, pouco tempo como Coordenadora e posso dizer que o mais difícil para mim nesse momento tem sido estabelecer uma rotina em meu cotidiano e fico pensando, será que todo mundo é assim ou só eu?


Tenho tentado usar uma agenda, onde coloco o que é prioritário naquele dia e os compromissos já agendados com hora marcada, como recebimento aos pais que foram chamados ou requisitaram uma reunião, encontros de formação marcadas pela DRE, reuniões internas com a diretora e assistente de direção, horários de formação diárias com as professoras. Aí, no que sobram das 8h de trabalho, vou almoçar nos meus 30 minutos e fazer as outras coisas: organizar eventos da escola, preparar as leituras e estudos do mês, vistar e analisar os diários de bordo*, os livros de hora atividade, os diários de classe, os livros de registro do PEA e outros documentos da unidade escolar, fazer compras para a preparação das atividades propostas pelas professoras, isso sem contar o fato de que tenho o desejo de participar da escola, da vida da escola, no sentido de acompanhar um momento de lanche, de ir ao parque com uma turma e a professora, de frequentar a sala de leitura com um grupo, enfim de ver in loco o que estudamos e o que é programado no dia-a-dia da nossa escola.


Essa última parte é a que eu tenho deixado mais a desejar, não tenho conseguido fazer isso assim, do jeitinho que gostaria..., mas eu chego lá, oh se chego!





* diário de bordo é um relato semanal das professoras sobre as atividades desenvolvidas com seus alunos e compartilhada com o grupo no momento de estudo para análise, discussão e troca de experiência.


Nenhum comentário: